Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê

v. 6 n. 11 (2017): Janeiro-Junho

O canto de Clara: possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira

DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.311
Enviado
outubro 12, 2016
Publicado
2017-05-29

Resumo

O artigo tem como objetivo a reflexão sobre possibilidades de utilização da obra musical da intérprete Clara Nunes como recurso didático para o ensino-aprendizagem de alguns aspectos da história afro-brasileira. Tal reflexão parte de pressupostos relacionados, de um lado, ao ensino de história e, de outro, à apropriação da música como linguagem para o ensino-aprendizagem em contexto escolar, assim como recurso substantivo para a compreensão do mundo social. Considerando-se os elementos musicais e extramusicais presentes na produção cultural de Clara Nunes, buscaremos discutir como a referida produção pode contribuir para a problematização de questões postas na efetivação da Lei 10.639/2003.

 

Palavras-chave: Clara Nunes; ensino de história; história afro-brasileira.

Referências

  1. ALBIN, Ricardo C. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss; Instituto Cultural Cravo Albin; Paracatu, 2006.
  2. ALMEIDA, Juniele R.; ROVAI, Marta G. de O. (Org.) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
  3. AMARAL, Rita; SILVA, Vagner Gonçalves da. Foi conta para todo canto: as religiões afro-brasileiras nas letras do repertório musical popular brasileiro. Afro-Ásia, Salvador, n.34, p.189-235, 2006. Disponível em: http://www.afroasia.ufba.br/edicao.php?codEd=87; Acesso em: 25 maio 2016.
  4. BAKKE, Rachel R. B. Tem orixá no samba: Clara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v.27, n.2, p.85-113, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rs/v27n2/v27n2a05.pdf; Acesso em: 20 maio 2016.
  5. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
  6. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Unesco, 2006.
  7. _______. The work of representation. In: _______. (Org.) Representation: Cultural representation and cultural signifying practices. London: Sage; Open University, 1997a. p.13-74.
  8. _______. The spectacle of the ‘other’. In: _______. (Org.) Representation: Cultural representation and cultural signifying practices. London: Sage; Open University, 1997b. p.223-290.
  9. HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de História: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
  10. FERNANDES, Vagner. Clara Nunes: guerreira da utopia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
  11. MAUAD, Ana Maria et al. (Org.) História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
  12. NAPOLITANO, Marcos. História e música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  13. PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. Artcultura, Uberlândia: Edufu, n.9, p.22-31, jul./dez. 2004.
  14. RICCI, Cláudia S. Pesquisa como ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  15. SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza H. de. A canção no tempo. v.2. São Paulo: Ed. 34, 1998.
  16. Artigo recebido em 12 de outubro de 2016. Aprovado em 28 de novembro de 2016.