Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

E-Storia

v. 7 n. 14 (2018): Julho-Dezembro

O youtuber como professor de história: diálogos entre história pública e história digital na educação de surdos

DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i14.475
Enviado
dezembro 2, 2018
Publicado
2018-07-12

Resumo

Este artigo apresenta as reflexões e práticas para a construção de um produto pedagógico desenvolvido no mestrado profissional de ensino de história (PROFHISTÓRIA), no campus de Ananindeua, Estado do Pará. Como parte da dissertação intitulada “Ensino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História”, foi criado o Canal no YouTube e a página no Facebook “História em Libras”, destacando aqui as reflexões teóricas no campo da História Pública e História Digital que nortearam a proposição do canal e as experiências vividas a partir da filmagem e veiculação da primeira vídeoaula.

 

Referências

  1. ALMEIDA, Juniele Rabêlo de & ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. Apresentação. In: Introdução a História Pública. ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (org). São Paulo: Letra e voz, 2011.
  2. BURKE, Peter. História e teoria social. 2ª ed. São Paulo: Unesp, 2012.
  3. LUCCHESI, Anita & CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. “História digital: Reflexões, experiências e perspectivas”. In: Mauad, Ana Maria, Almeida, Juniele Rabêlo de, SANTIAGO, Ricardo (org.). História Pública no Brasil: Letra e Voz, 2016.
  4. MAUAD, Ana M. & DUMAS, Fernando. Fontes orais e visuais na pesquisa histórica: novos métodos e possibilidades narrativas. In: Introdução a História Pública. ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (org). São Paulo: Letra e voz, 2011.
  5. GONÇALVES, M. A. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO; Arlette Medeiros & MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
  6. MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes.2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
  7. SANTHIAGO, Ricardo. Palavras no tempo e no espaço: a gravação e o texto de história oral. In: Introdução a História Pública. ALMEIDA, Juniele Rabêlo de & ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (org). São Paulo: Letra e voz, 2011.
  8. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O Ensino da História local e os desafios da formação da consciência histórica. In: Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros & MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.