EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS – 2026 a 2028
EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS – 2026 a 2028
A Revista História Hoje – ANPUH-Brasil (Qualis A1) Educação), periódico de Ensino de História voltado para a publicação de artigos, resultados de pesquisas, entrevistas e relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos no Ensino Superior e na Educação Básica e em outros espaços educativos formais e informais, abre chamada para propostas de organização de dossiês temáticos para os anos de 2026 a 2028. Serão selecionados até quatro dossiês.
As propostas serão recebidas até o dia 15 de outubro de 2025 e o resultado será publicado até o dia 10 de dezembro de 2025.
DO OBJETIVO E DA NATUREZA: Os dossiês devem abordar alguma ou algumas das diversas dimensões do Ensino de História na Educação Básica, no Ensino Superior ou em outros espaços educativos formais e não formais, a partir de um eixo estruturante, estabelecido pelos proponentes do dossiê.
DA COORDENAÇÃO: Os dossiês devem ser propostos por, no mínimo, dois e, no máximo, quatro proponentes, com vínculo com qualquer instituição de pesquisa e ensino (Educação Básica ou Superior), do país ou do exterior. Pelo menos um dos proponentes deve ter o título de doutor, sendo que os demais devem ter, no mínimo, a titulação de mestre. Os proponentes não podem ter sido organizadores de dossiês publicados no último ano contado a partir da data de divulgação deste edital.
DA ESTRUTURA E FORMA: Os dossiês propostos, em sua forma final, serão compostos por conjuntos de, no mínimo, seis e, no máximo, dez artigos, os quais seguirão os critérios formais e de avaliação da Revista História Hoje, disponíveis em Diretrizes para autores, no seguinte endereço:
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/about/submissions#authorGuidelines
A titulação mínima exigida para publicação no dossiê é a de mestre.
A composição do grupo de proposição do dossiê deverá contemplar a diversidade geográfica do país, bem como a diversidade institucional, e a diversidade étnico-racial e de gênero entre seus proponentes. É recomendável que um ou uma dos ou das integrantes do grupo de proposição tenha vínculo com instituição estrangeira, colaborando com o esforço de internacionalização que a RHHJ vem realizando.
DAS PROPOSTAS: As inscrições de dossiês serão feitas por meio de formulário, disponível no seguinte endereço
e devem conter:
- a) Proposta de título;
- b) Nomes dos organizadores/proponentes, e-mail, e indicação das suas respectivas titulações e vínculos institucionais;
- c) Apresentação da proposta do dossiê, situando a temática e/ou problemática indicada, no campo do ensino e da pesquisa em Ensino de História, no contexto brasileiro e/ou internacional. (mínimo de 2000 e máximo de 5000 caracteres com espaços)
- d) Justificativa da proposta, na qual deve-se explicitar a relevância da temática para divulgar temas e pesquisas significativas para o Ensino de História e ampliar debates teórico-metodológicos da área. Referências Bibliográficas são opcionais. (mínimo de 2000 e máximo de 5000 caracteres com espaços)
Atenção: Todos os artigos propostos para o dossiê deverão ser submetidos pelos autores por meio do sítio eletrônico da revista e serão encaminhados para avaliação por pares (duplo-cego) da Revista História Hoje, observando as normas e procedimentos disponíveis nas Diretrizes para autores, no seguinte endereço
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/about/submissions#authorGuidelines
Apenas serão publicados os artigos aprovados.
Visando a inserção internacional da Revista História Hoje, os proponentes devem convidar um profissional de outro país, com expertise na temática proposta pelo dossiê, para contribuição com um artigo ou por meio de uma entrevista.
Além dos artigos para o Dossiê, os proponentes deverão indicar títulos e resumos de textos relacionados à temática do Dossiê – para as seguintes seções da Revista:
Entrevista: Entrevista relacionada à temática do Dossiê.
Resenha de pelo menos uma obra relacionada à temática do dossiê.
Se o dossiê for aprovado, organizadores e organizadoras se comprometem a indicar pareceristas suplementares ao quadro da revista, com expertise no tema do dossiê, auxiliando no processo de seleção dos artigos.
DA SELEÇÃO E RESULTADO: A análise e a seleção das propostas serão feitas pelo Conselho Editorial da Revista História Hoje. O resultado será comunicado a todos os inscritos por via eletrônica e publicado na página da Revista e nas redes sociais da ANPUH-Brasil.
Os membros do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo da Revista História Hoje não poderão participar deste edital na condição de proponentes ou autores de artigos nos dossiês.
DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
- Não repetição de temáticas de Dossiês publicados na revista nos dois últimos volumes (últimos seis números);
- Originalidade do tema e clara vinculação ao campo do Ensino de História;
- Pertinência da contribuição do tema às discussões e debates sobre Ensino de História e temas correlatos na atualidade;
- Respeito à distribuição regional e institucional dos proponentes;
- Diversidade étnico racial e de gênero dos e das proponentes.
O formulário de inscrição está disponível no seguinte endereço:
As propostas devem ser enviadas para o endereço rhhjeditor@anpuh.org
O recebimento será confirmado pela secretaria da Revista.
Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
DA EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO: Uma vez aprovados, os proponentes e autores terão os seguintes prazos para a submissão dos artigos e entrevista na Revista:
Dossiê aprovado para o v. 15, n. 35 (set-dez 2026).
Período para submissão de artigos: 1 a 13 de março de 2026
Publicação: set-dez 2026
Dossiê aprovado para o v. 16, n. 36 (jan.-abr. 2027).
Período para submissão de artigos: 17 a 31 de julho de 2026
Publicação: jan.-abr.-2027
Dossiê aprovado para o v. 16, n. 38 (set.-dez. 2027).
Período para submissão de artigos: 1 a 13 de março de 2027
Publicação: set.-dez. 2027
Dossiê aprovado para o v. 17, n. 39 (jan.-abr. 2028).
Período para submissão de artigos: 17 a 31 de julho de 2027
Publicação: jan.-abr. 2028
DA ORDEM DE PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO: A ordem de publicação dos dossiês será definida pela Revista, considerando as propostas aprovadas. A edição será em versão digital, em português, podendo ser publicados textos cujos originais tenham sido escritos em inglês, francês ou espanhol. Os proponentes serão responsáveis pela redação da apresentação do dossiê proposto, na qual deverá ser contemplada a importância do tema proposto para o Ensino de história, breve apresentação dos artigos e as respectivas contribuições das discussões propostas pelo dossiê para o campo e para a comunidade de pesquisadores e profissionais da área.
Uma vez aprovadas as propostas de dossiês, as mesmas serão divulgadas por meio de ampla chamada pública, direcionada à comunidade nacional e internacional, a fim de atrair propostas de artigos para as diversas seções, devendo ser submetidos aos procedimentos recorrentes da Revista História Hoje.
Fernando Seffner
Editor 2025-2027