Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

##common.pageHeaderLogo.altText##

Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista História Hoje publica artigos, entrevistas, resultados de pesquisa e relatos de experiências de trabalhos que privilegiem a articulação entre História, Ensino de História e Formação Docente. A revista visa contribuir para as discussões desenvolvidas no Ensino Superior, na Educação Básica e em outros espaços educativos formais e não formais, além de criar um espaço institucional de debate relativo aos campos de trabalho dos profissionais de História, professores e pesquisadores.

(Qualis A1 em História e em Educação) 

Política de avaliação

Os trabalhos submetidos à História Hoje passam pelo seguinte processo de avaliação:

1 - Análise preliminar: são avaliados, pela secretaria do periódico, se o trabalho submetido atende aos requisitos formais exigidos (como tamanho, formatos, intervalo de nova submissão para autor, remoção de marca de autoria, entre outros). Caso o artigo não atenda aos requisitos, será rejeitado e os autores serão informados acerca do motivo da recusa. 

2 - Avaliação inicial do editor: será avaliada a adequação do artigo ao foco e ao escopo do periódico, assim como se possui estrutura compatível à seção a qual foi submetido. Caso o artigo não atenda aos requisitos, será rejeitado e o(s) autor(es) serão informados acerca do motivo da recusa. 

3 - Avaliação por pares: o trabalho será submetido à avaliação de pelo menos dois pareceristas ad hoc na modalidade duplo-cega (autores e pareceristas não conhecerão a identidade um do outro). 

3.1 - Sobre os pareceres: serão elaborados de modo a servir de subsídio para a tomada de decisão do editor. No momento da elaboração dos pareceres, os pareceristas recomendarão uma das quatro indicações abaixo: 

(  ) aceito sem modificações

(  ) aceito após pequenas modificações

(  ) reavaliado, após maiores modificações sugeridas pelo parecerista

(  ) recusado

 3.2 - A Revista História Hoje possui um tempo médio de primeira decisão editorial de 30 semanas.

3.3 - No caso de divergência significativa entre os pareceres de avaliação, um terceiro parecerista será designado. Esse parecer, em conjunto com os anteriores, irá subsidiar a decisão do editor.

Periodicidade

Revista eletrônica com periodicidade semestral.

O cronograma de dossiês pode ser encontrado neste link.

Política de acesso livre

A revista História Hoje oferece seu conteúdo em acesso livre, imediato (sem embargo), seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público contribui para sua democratização.

Taxas

A revista História Hoje não cobra nenhuma taxa de submissão, processamento (incluindo revisão), publicação e acesso. Ou seja, não há cobrança de nenhuma modalidade de APC (Article Processing Charge).

Diretrizes éticas

A revista História Hoje está comprometida com o zelo pelos mecanismos que visem a identificação de más práticas editoriais, buscando a garantia de um processo ético de comunicação científica. Nesse sentido, devem ser seguidas as seguintes recomendações:

  1. a referenciação adequada dos documentos e publicações citadas ao longo dos trabalhos;
  2. indicar como autores apenas aquelas pessoas que contribuíram significativamente em sua elaboração;
  3. a não omissão de autores que contribuíram na elaboração do mesmo;
  4. sempre que ocorrer dúvidas, recomendamos que sejam consultadas as diretrizes e recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e as “Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, sempre que houver indício de más práticas em documentos publicados ou em avaliação, o Editor decidirá, em conjunto com o Conselho Editorial, como proceder, sempre garantindo a ampla possibilidade de manifestação por parte dos envolvidos.

Semelhança indevida e publicação duplicada

A História Hoje utiliza software de verificação de similaridade (Plagius) em todos os trabalhos submetidos para publicação. A qualquer momento do processo de avaliação, caso seja identificado indícios de conduta que possam configurar semelhança indevida ou publicação duplicada, a avaliação do trabalho será suspensa e o Editor apresentará o problema aos autores e solicitará explicações. A partir do retorno dos autores, o Editor decidirá, em conjunto com o Conselho Editorial, como proceder, sempre garantindo ampla possibilidade de manifestação por parte dos autores.

Retratação, erratas e correções

Sempre que se fizer necessário, por erro de produção, solicitação dos autores ou identificação de más práticas editoriais, caberá ao Editor e ao Conselho Editorial a avaliação quanto a retratações, erratas ou correções.

Conflito de interesses

Conflitos de interesses podem ocorrer quando os documentos produzidos podem ter recebido influência no seu processo de produção ou avaliação. Desse modo, é necessário que autores, pareceristas e editores declarem a existência ou não de conflitos de interesses, que podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica, financeira, entre outros.

Assim, é solicitado que autores declarem os potenciais conflitos de interesses no momento da submissão, que pareceristas o façam no momento de aceitação e/ou durante a elaboração do manuscrito e que os editores declarem ao longo do processo. Este último grupo, sempre que se fizer necessário, perante o Conselho Editorial.

Comitê de ética em pesquisa

Todos os trabalhos de pesquisa que envolvam seres humanos (incluindo entrevistas e aplicação de questionários) deverão ser submetidos aos comitês de ética em pesquisa e fornecer o registro de aprovação na condução da pesquisa pela Plataforma Brasil (conforme orientações da Resolução CNS n° 510 de 2016 e demais documentos que regulam esse procedimento). Trabalhos de autores estrangeiros devem seguir as normas éticas de pesquisa que envolvam seres humanos dos seus países de origem.

Política de autoria e multiautoria

Os manuscritos que possuírem mais de um autor deverão, no momento da submissão, incluir todos os seus nomes na “Lista de Coautores”.

Somente serão considerados autores os(as) pesquisadores(as) que participaram, mesmo que em proporções diferentes, das seguintes etapas:

  •  Pesquisa, discussão conceitual e análise histórica;
  •  Escrita (ao menos de uma parte do artigo);
  •  Revisão final.

Todos(as) os(as) autores(as) são responsáveis igualmente e concordam integralmente com o conteúdo submetido e/ou publicado.

A revista História Hoje considera que podem existir outras formas de participação na pesquisa que subsidia o trabalho, bem como na elaboração do texto. Baseia-se, para isso, nos critérios estabelecidos pelo Contributor Roles Taxonomy (CRediT)traduzidos pelo SciELO. Os(as) participantes que se encontrarem em alguma dessas categorias, mas que não possuam estatuto de autor, deverão ser mencionados(as) em uma nota de rodapé de agradecimento no início do texto, de acordo com suas contribuições.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os trabalhos submetidos devem ser inéditos e não podem estar sendo avaliados por outro periódico ou outra forma de comunicação de pesquisa.
  2. Todos(as) os autores deverão informar o ORCID no momento da submissão.
  3. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  4. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares duplo-cega devem ser seguidas.
  6. URLs para as referências devem informadas quando possível.

Declaração de direitos autorais

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista História Hoje o direito da primeira publicação.

Licenciamento

Todos os trabalhos são distribuídos sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY.

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Histórico do periódico

A Revista História Hoje, publicação institucional da Associação Nacional de História - ANPUH, teve seu primeiro número publicado em julho de 2003, com o objetivo de ampliar as publicações da ANPUH na expectativa de "divulgar a produção historiográfica recente, temas da atualidade e experiências didáticas em todos os níveis". Com este perfil,  o periódico circulou em formato digital até o primeiro semestre de 2011, tendo publicado 14 números, embora com certa descontinuidade (para acessar os primeiros números clique aqui). Em julho de 2011, um novo Conselho Editorial, com o apoio da ANPUH, revitalizou a revista por meio de mudanças importantes. Redefiniu a estrutura de sua linha editorial, que a partir de então passou a privilegiar as interfaces que relacionam História e Ensino. Também criou novas seções - História Hoje na Sala de Aula, E-Storia e Falando de História Hoje - e passou a investir na publicação de Dossiês Temáticos. A revista teve sua periodicidade ajustada, passou a ser semestral e assumiu o formato eletrônico migrando para a base OJS/SEER. Em junho de 2012, inaugurou uma nova série com a publicação do Dossiê Ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira. A partir de 2013, a RHHJ passou a adotar a seleção de propostas de dossiês temáticos, por meio de chamadas públicas.