Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

##common.pageHeaderLogo.altText##

Anúncios


CHAMADA PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS - 2022-2024

(Observe com atenção as datas para submissão de artigos para cada dossiê) 

 

O Ensino de História na ponta dos dedos: Tecnologias, narrativas e vivências - ENCERRADO.

Proponentes:

Arnaldo Martin Szlachta Junior- UFPE

Osvaldo Rodrigues Júnior- UFMT

Wilian Junior Bonete- UFPEL

Dossiê aprovado para o v. 11, n. 22 (junho 2022). 

Período para submissão de artigos:

1 a 13 de março de 2022

Publicação: Julho de 2022

Ementa: 

As produções sobre o Ensino de História e as Tecnologias ganharam grande destaque na última década, principalmente com a expansão e a consolidação dos debates sobre as Humanidade Digitais e a História Digital. A relação entre as tecnologias e o ensino e aprendizagem da História não são novidades, no entanto, foram profundamente alteradas com o advento da internet e das mídias digitais. As práticas escolares, e principalmente o Ensino de História, vivem imersos na realidade tecnológica e, mesmo constatada a exclusão digital no Brasil, consideramos a existência de uma cultura digital que exerce um papel preponderante nas formas de comunicar e apreender os conteúdos de História. A proposta deste dossiê temático é abordar as diferentes pesquisas sobre o ensino de História e suas relações com as tecnologias digitais, bem como a abertura de um espaço para o compartilhamento de narrativas e vivências escolares, em seus múltiplos aspectos: TDIC’s e a formação de professores; TDIC’s e a formação dos estudantes; Tecnologias digitais, mídias sociais e suas implicações no ensino de História; Decolonialidade, tecnologias digitais e ensino de História; Mediações tecnológicas no ensino de História; Educação Patrimonial, ensino de História e Tecnosfera; Mobile Learning e a aprendizagem Histórica; Cultura Digital e Ensino de História; O uso de smartphones e aplicativos nos processos de ensino e aprendizagem de História; Tecnologias digitais e livros didáticos; Diferentes experiências digitais: museus, jogos, realidade aumentada e ensino de História.

 

A Antiguidade na Cultura Histórica: experiências escolares e públicas - ABERTO

Proponentes:

Priscilla Gontijo Leite- UFPB

Fábio Frizzo- UFTM

Uiran Gebara da Silva- UFRPE

Dossiê aprovado para o v. 12, n. 23 (janeiro 2023).

Período para submissão de artigos: 22 a 31 de agosto de 2022

Publicação: Janeiro de 2023

Ementa:

Os estudos sobre a Antiguidade mudaram profundamente entre o final do século XX e início do XXI, em que ganharam destaque novos temas e problemas: identidades, conflitos intergeracionais, tolerância religiosa, sexualidade, trabalho e riqueza, poder e política, cultura e diversidade. Contudo, ainda é inicial o contato destas novas representações da Antiguidade com o contexto escolar, com a cultura histórica e com a memória social fora da academia. A isso, soma-se a disputa de narrativas entre docentes, discentes e indústria cultural sobre a Antiguidade. Esse quadro gerou um importante momento de renovação no ensino de História Antiga no Brasil e no mundo, que pode ser atestado nas várias experiências que acontecem a partir do diálogo entre universidades, escolas e cultura histórica. Este dossiê propõe reunir experiências e reflexões que investiguem, na fronteira entre Ensino e História, o potencial que o Ensino de História Antiga no Brasil oferece para um Ensino de História emancipatório. Privilegiamos não somente ações no contexto escolar, mas também práticas de elaboração da memória que extrapolam a sala de aula e os muros da universidade. Essas reflexões são vitais para romper uma narrativa eurocêntrica que, infelizmente, persiste dentro e fora do mundo escolar.

 

Práticas de Ensino de História em contextos  - SUBMISSÃO EM 2023

 

Proponentes:

Ana Zavala- CLAEH

Carmem Zeli de Vargas Gil- UFRGS

Marisa Massone - UBA 

Dossiê aprovado para o v. 12, n. 24 (junho 2023).

Período para submissão de artigos: 1 a 13 de março de 2023

Publicação: Julho de 2023

Ementa:

A aula de História como espaço de reflexão sobre o fazer docente, suas escolhas, expectativas, matérias e acontecimentos cotidianos é uma das linhas de estudo no campo de pesquisa em ensino de História, envolvendo educadores/as preocupados/as em compreender o que fazem ou é feito todos os dias nas salas de aula. Portanto, neste dossiê temático, propomos a análise de práticas de ensino em diferentes contextos, combinando a autoria da ação de ensinar história com a de escrever ou interpretar práticas de ensino, a partir da análise de diferentes fontes. É assim que o termo contexto que define o dossiê adquire verdadeira profundidade, na medida em que os diferentes contextos de práticas e produção de textos em relação a elas se mantém fortemente estruturado, dando uma conotação particular ao prefixo 'con 'de con-texto. Nesse sentido, o eixo central deste Dossiê é a escrita das práticas, que por si só se revelará enormemente diversa em suas abordagens investigativas ou analíticas.

 

 

A História Social do Trabalho e o Ensino de História: temas, debates e perspectivas - SUBMISSÃO EM 2023

Proponentes:

Claudiane Torres da Silva – UFRJ e SME/RJ 

Luciana Pucu Wollmann do Amaral UFRJ, SME/RJ  e FME

Samuel Silva Rodrigues de Oliveira – UFRJ e CEFET-RJ

Dossiê aprovado para o v. 13, n. 25 (janeiro 2024).

Período para submissão de artigos: 22 a 31 de agosto de 2023

Publicação: Janeiro de 2024

Ementa:

A proposta desse dossiê é refletir sobre o alcance dos debates recentes da História Social do Trabalho nas salas de aula da Educação Básica e na formação dos educadores em diferentes espaços sociais. Percebe-se que o conceito de trabalho tem centralidade na Base Nacional Curricular Comum, nos currículos das redes estaduais e municipais, e nos debates sobre tempo e memória em instituições de cultura. Normalmente, aparece sem a problematização necessária, reduzido a um tema transversal ligado ao mercado de trabalho, e sem uma conexão com a renovação das pesquisas no campo da História Social do Trabalho. Qual o significado da noção de “mundos do trabalho” operacionalizada nas práticas de ensino e educação?  Como as pesquisas e inovações do campo de investigação em foco afetam o ensino de História? As intersecções de classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, geração e origem regional são centrais na renovação da análise dos mundos do trabalho, e impactam as metodologias e práticas do ensino da História. O dossiê abre-se a diferentes contribuições sobre a temática da educação e de sua relação com a História Social do Trabalho, e inspira-se nas práticas de história pública do “Chão de Escola”, seção voltada para o ensino organizada pelo Laboratório de Estudo da História do Mundo do Trabalho (LEHMT-UFRJ).