DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS (2020/2021) Foram aprovados os seguintes dossiês: 2020/1 - NARRATIVAS, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA Organizadores: Dra. Raquel Alvarenga Sena Venera - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE Ms. Felipe Rodrigues da Silva - UNISOCIESC e redes municipal de Joinville e estadual de Santa Catarina PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 31/7/2020
2020/2 - APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM QUESTÃO Organizadores: Dra. Marcella Albaine Farias da Costa - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Dr. Marcus Leonardo Bomfim Martins - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ) PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 31/8/2020
2021/1 - PATRIMÔNIOS DIFÍCEIS E ENSINO DE HISTÓRIA Organizadores: Dra. Cristina Meneguello – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Dra. Daniela Pistorello – Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 30/9/2020
2021/2 - ENSINO DE HISTÓRIA EM “PERIFERIAS”: ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BORDAS E FRONTEIRAS Organizadores: Dr. Giovani José da Silva – Universidade Federal do Amapá – UNIFAP Ms. Bruno Rafael Machado Nascimento – Rede estadual do Amapá PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 31/10/2020 *** EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS DA REVISTA HISTÓRIA HOJE – Biênio 2020/2021
A revista História Hoje - RHHJ (ISSN: 1806-3993), publicação semestral da Associação Nacional de História - ANPUH - Brasil que se dedica a divulgar resultados de pesquisa, reflexões, projetos e experiências voltados para temas que privilegiem a articulação entre História, Ensino de História e Formação Docente e também a criar um espaço institucional de debate sobre os diferentes lugares de atuação dos profissionais da área, especialmente nos âmbitos das escolas de Educação Básica e dos cursos superiores, convida membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem propostas de dossiês temáticos. Serão selecionados quatro (4) dossiês, para a publicação nos próximos números da Revista (2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2020/2). Os dossiês podem ser propostos por até dois (2) organizadores/proponentes. Preferencialmente, um (1) professor ligado a um PPG credenciado na CAPES e um professor/pesquisador ligado a uma instituição de ensino de educação básica, profissional e tecnológica e/ou superior. O presente Edital é regido pelas Diretrizes da RHHJ e seu Conselho Editorial.
1) A proposta de dossiês deverá conter os seguintes itens:
1.2) Dados curriculares dos proponentes (Currículo Lattes ou CV no caso de estrangeiros); 1.3) Resumo e abstract (até 400 palavras); 1.4) A descrição e enquadramento da proposta (até 1200 palavras), incluindo os seguintes elementos: - Título (português e inglês); - Objetivos e enfoques pretendidos; - Justificativa da relevância no âmbito do Ensino de História; - Lista de referências bibliográficas relevantes sobre o tema (não mais que 10); - Opcionalmente, uma lista de subtemas a serem desenvolvidos.
2) Sobre os critérios de avaliação:
Serão considerados como critérios fundamentais da avaliação: 2.1) A originalidade da proposta, principalmente em relação às temáticas de dossiês já publicados na revista em outros volumes; 2.2) Relevância e atualidade da proposta em consonância com as discussões historiográficas; 2.3) Clareza e coerência da proposta em relação à unidade temática do Dossiê; 2.4) A abrangência da temática proposta, de modo a permitir, inclusive, a diversidade regional e internacional dos artigos; 2.5) Adequação à política editorial da Revista; 2.6) Serão excluídas as propostas que não atenderem aos critérios que regem as normas de publicação.
3) Do calendário e das etapas de avaliação:
3.1) As propostas deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx à RHHJ, através do e-mail rhhjeditor@anpuh.org (Assunto: Proposta de dossiê – seleção 2020-2021) até as 23h59min do dia 30/04/2020; 3.2) As propostas recebidas pela Comissão Editorial da RRHJ serão analisadas levando-se em conta os critérios do presente edital. Todas as propostas aprovadas serão endereçadas ao Conselho Editorial; 3.3) A Conselho será responsável por pontuar e hierarquizar as propostas de acordo com os critérios de avaliação expostos no item 1; 3.4) O Editor ficará responsável por coordenar o trabalho de avaliação de dossiês e divulgar os resultados até dia 15 de maio de 2020 (adiado para o dia 18 de maio) 3.5) As propostas não selecionadas ou não classificadas poderão ser reapresentadas na chamada seguinte.
4) Sobre as atribuições dos organizadores dos dossiês aprovados para publicação:
4.1) Incentivar a participação de contribuições; 4.2) Preparar um texto de apresentação denso, capaz de problematizar, sob o ponto de vista historiográfico, o tema escolhido, apresentando os artigos; 4.3) Informar aos editores a respeito de eventuais imprevistos relativos à publicação; 4.4) Poderão participar como co-editores de seção dos artigos vinculados ao dossiê, observando os procedimentos de avaliação acadêmica definidos pelo Conselho Editorial; 4.5) É facultativa a submissão de artigos dos coordenadores para o dossiê; 4.6) Em caso de impossibilidade de publicação de algum dos dossiês aprovados, será convidado o próximo classificado pelo Conselho, e assim sucessivamente caso seja necessário.
5) Sobre a política editorial relativa aos dossiês:
5.1) Os originais dos dossiês serão submetidos a pareceristas, obedecendo às mesmas regras dos ARTIGOS LIVRES conforme as normas de publicação; 5.2) Serão selecionados quatro (4) dossiês para publicação no biênio 2020-2022; 5.3) Caberá ao Conselho Editorial escolher as datas de publicação dos dossiês dentro do período; 5.4) O dossiê, para ser publicado, deverá atingir no mínimo 4 artigos com pareceres favoráveis, podendo chegar a 8 artigos publicados mais a apresentação; 5.5) Não é permitido aos membros do Conselho Editorial a submissão de proposta de dossiês; 5.6) Os casos omissos serão analisados pela Conselho Editorial.
São Paulo, 12 de março de 2020.
Renilson Rosa Ribeiro Editor - RHHJ |