Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Editais e resultados das chamadas de dossiês 2020-2021 e 2022-2024

2020-03-12
RESULTADO- EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS - 2022-2024

 

 

O Ensino de História na ponta dos dedos: Tecnologias, narrativas e vivências. 

 

Proponentes:

Arnaldo Martin Szlachta Junior- UFPE

Osvaldo Rodrigues Júnior- UFMT

Wilian Junior Bonete- UFPEL

Dossiê aprovado para o v. 11, n. 22 (junho 2022). 

Período para submissão de artigos:

1 a 13 de março de 2022

Publicação: Julho de 2022

Ementa:

As produções sobre o Ensino de História e as Tecnologias ganharam grande destaque na última década, principalmente com a expansão e a consolidação dos debates sobre as Humanidade Digitais e a História Digital. A relação entre as tecnologias e o ensino e aprendizagem da História não são novidades, no entanto, foram profundamente alteradas com o advento da internet e das mídias digitais. As práticas escolares, e principalmente o Ensino de História, vivem imersos na realidade tecnológica e, mesmo constatada a exclusão digital no Brasil, consideramos a existência de uma cultura digital que exerce um papel preponderante nas formas de comunicar e apreender os conteúdos de História. A proposta deste dossiê temático é abordar as diferentes pesquisas sobre o ensino de História e suas relações com as tecnologias digitais, bem como a abertura de um espaço para o compartilhamento de narrativas e vivências escolares, em seus múltiplos aspectos: TDIC’s e a formação de professores; TDIC’s e a formação dos estudantes; Tecnologias digitais, mídias sociais e suas implicações no ensino de História; Decolonialidade, tecnologias digitais e ensino de História; Mediações tecnológicas no ensino de História; Educação Patrimonial, ensino de História e Tecnosfera; Mobile Learning e a aprendizagem Histórica; Cultura Digital e Ensino de História; O uso de smartphones e aplicativos nos processos de ensino e aprendizagem de História; Tecnologias digitais e livros didáticos; Diferentes experiências digitais: museus, jogos, realidade aumentada e ensino de História.

 

A Antiguidade na Cultura Histórica: experiências escolares e públicas 

Proponentes:

Priscilla Gontijo Leite- UFPB

Fábio Frizzo- UFTM

Uiran Gebara da Silva- UFRPE

Dossiê aprovado para o v. 12, n. 23 (janeiro 2023).

Período para submissão de artigos: 22 a 31 de agosto de 2022

Publicação: Janeiro de 2023

Ementa:

Os estudos sobre a Antiguidade mudaram profundamente entre o final do século XX e início do XX, em que ganharam destaque novos temas e problemas: identidades, conflitos intergeracionais, tolerância religiosa, sexualidade, trabalho e riqueza, poder e política, cultura e diversidade. Contudo, ainda é inicial o contato destas novas representações da Antiguidade com o contexto escolar, com a cultura histórica e com a memória social fora da academia. A isso, soma-se a disputa de narrativas entre docentes, discentes e indústria cultural sobre a Antiguidade. Esse quadro gerou um importante momento de renovação no ensino de História Antiga no Brasil e no mundo, que pode ser atestado nas várias experiências que acontecem a partir do diálogo entre universidades, escolas e cultura histórica. Este dossiê propõe reunir experiências e reflexões que investiguem, na fronteira entre Ensino e História, o potencial que o Ensino de História Antiga no Brasil oferece para um Ensino de História emancipatório. Privilegiamos não somente ações no contexto escolar, mas também práticas de elaboração da memória que extrapolam a sala de aula e os muros da universidade. Essas reflexões são vitais para romper uma narrativa eurocêntrica que, infelizmente, persiste dentro e fora do mundo escolar.

 

Práticas de Ensino de História em contextos: indagar, analisar e teorizar sobre aulas

 

Proponentes:

Ana Zavala- CLAEH

Carmem Zeli de Vargas Gil- UFRGS

Marisa Massone - UBA 

Dossiê aprovado para o v. 12, n. 24 (junho 2023).

Período para submissão de artigos: 1 a 13 de março de 2023

Publicação: Julho de 2023

Ementa:

A aula de História como espaço de reflexão sobre o fazer docente, suas escolhas, expectativas, matérias e acontecimentos cotidianos é uma das linhas de estudo no campo de pesquisa em ensino de História, envolvendo educadores/as preocupados/as em compreender o que fazem ou é feito todos os dias nas salas de aula. Portanto, neste dossiê temático, propomos a análise de práticas de ensino em diferentes contextos, combinando a autoria da ação de ensinar história com a de escrever ou interpretar práticas de ensino, a partir da análise de diferentes fontes. É assim que o termo contexto que define o dossiê adquire verdadeira profundidade, na medida em que os diferentes contextos de práticas e produção de textos em relação a elas se mantém fortemente estruturado, dando uma conotação particular ao prefixo 'con 'de con-texto. Nesse sentido, o eixo central deste Dossiê é a escrita das práticas, que por si só se revelará enormemente diversa em suas abordagens investigativas ou analíticas.

 

A História Social do Trabalho e o Ensino de História: temas, debates e perspectivas

Proponentes:

Claudiane Torres da Silva – UFRJ e SME/RJ 

Luciana Pucu Wollmann do Amaral UFRJ, SME/RJ  e FME

Samuel Silva Rodrigues de Oliveira – UFRJ e CEFET-RJ

Dossiê aprovado para o v. 13, n. 25 (janeiro 2024).

Período para submissão de artigos: 22 a 31 de agosto de 2023

Publicação: Janeiro de 2024

Ementa:

A proposta desse dossiê é refletir sobre o alcance dos debates recentes da História Social do Trabalho nas salas de aula da Educação Básica e na formação dos educadores em diferentes espaços sociais. Percebe-se que o conceito de trabalho tem centralidade na Base Nacional Curricular Comum, nos currículos das redes estaduais e municipais, e nos debates sobre tempo e memória em instituições de cultura. Normalmente, aparece sem a problematização necessária, reduzido a um tema transversal ligado ao mercado de trabalho, e sem uma conexão com a renovação das pesquisas no campo da História Social do Trabalho. Qual o significado da noção de “mundos do trabalho” operacionalizada nas práticas de ensino e educação?  Como as pesquisas e inovações do campo de investigação em foco afetam o ensino de História? As intersecções de classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, geração e origem regional são centrais na renovação da análise dos mundos do trabalho, e impactam as metodologias e práticas do ensino da História. O dossiê abre-se a diferentes contribuições sobre a temática da educação e de sua relação com a História Social do Trabalho, e inspira-se nas práticas de história pública do “Chão de Escola”, seção voltada para o ensino organizada pelo Laboratório de Estudo da História do Mundo do Trabalho (LEHMT-UFRJ).

 

 

**

EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS - 2022-2024

 

A Revista História Hoje – ANPUH-Brasil (Qualis B2 na área de História e em Educação), periódico de Ensino de História voltado para a publicação de artigos, resultados de pesquisas, entrevistas e relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos no Ensino Superior e na Educação Básica e em outros espaços educativos formais e informais, abre chamada para propostas de organização de dossiês temáticos. 

As propostas serão recebidas até o dia 10 de novembro de 2021 e o resultado será publicado até o dia 10 de dezembro de 2021.


DO OBJETIVO E DA NATUREZA: Os dossiês devem abordar uma das diversas dimensões do Ensino de História na Educação Básica, no Ensino Superior ou em outros espaços educativos formais e não formais, a partir de um eixo estruturante, estabelecido pelos proponentes.

 

DA COORDENAÇÃO: Os dossiês podem ser propostos por, no mínimo, dois e, no máximo, quatro proponentes, com vínculo com qualquer instituição de pesquisa e ensino (Educação Básica ou Superior), do país ou do exterior. Pelo menos um dos proponentes deve ter o título de doutor, sendo que os demais devem ter, no mínimo, a titulação de mestre.


DA ESTRUTURA E FORMA: Os dossiês propostos, em sua forma final, serão compostos por conjuntos de, no mínimo, seis e, no máximo, dez artigos, os quais seguirão os critérios formais e de avaliação da Revista História Hoje, disponíveis em Diretrizes para autores, no seguinte  endereço:

 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/about/submissions#authorGuidelines

A titulação mínima exigida para publicação no dossiê é a de mestre. 

A proposição de dossiê deverá contemplar a diversidade geográfica do país, assim como espera-se que contemple a diversidade institucional e também étnico-racial e de gênero entre seus proponentes.


DAS PROPOSTAS: As inscrições de dossiês serão feitas por meio de formulário, disponível no seguinte endereço

https://anpuh.org.br/index.php/revista-historia-hoje/informacoes-editoriais-rhh/item/6544-formulario-de-inscricao-propostas-de-dossie

 

e devem conter:

 

a)  Proposta de título;

b) Nomes dos organizadores/proponentes, e-mail, e indicação das suas respectivas titulações e vínculos institucionais;

c) Apresentação da proposta do dossiê, situando a temática e/ou problemática indicada, no campo do ensino e da pesquisa em Ensino de História, no contexto brasileiro e internacional. (mínimo de 2000 e máximo de 5000 caracteres com espaços)

d) Justificativa da proposta, na qual deve-se explicitar a relevância da temática para divulgar temas e pesquisas significativas para o Ensino de História e ampliar debates teórico-metodológicos da área. Referências Bibliográficas são opcionais. (mínimo de 2000 e máximo de 5000 caracteres com espaços)

e) Os proponentes devem indicar, como forma de demonstrar a pertinência, a variedade, a viabilidade e a capilaridade da temática do dossiê, temáticas e/ou abordagens que se esperam dos artigos a serem apresentados por proponentes e, instigá-los quando possível. Este mapeamento deve conter no mínimo 06 e no máximo 10 propostas de artigos, observando critérios de diversidade geográfica do país, diversidade institucional e também étnico-racial e de gênero entre seus autores.

 

Atenção: Todos os artigos propostos pelo dossiê deverão ser submetidos pelos autores por meio do sítio eletrônico da revista e serão encaminhados para avaliação por pares (duplo-cego) da Revista História Hoje, observando as normas e procedimentos disponíveis nas Diretrizes para autores, no seguinte endereço

 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/about/submissions#authorGuidelines

Apenas serão publicados os artigos aprovados.

Visando a inserção internacional da Revista História Hoje, os proponentes devem convidar um profissional de outro país, com expertise na temática proposta pelo dossiê, para contribuição com um artigo ou por meio de uma entrevista.

Além dos artigos para o Dossiê, os proponentes deverão indicar títulos e resumos de textos relacionados à temática do Dossiê – para as seguintes seções da Revista:

Entrevista: Entrevista relacionada à temática do Dossiê.

Resenha de pelo menos uma obra relacionada à temática do dossiê.

 

DA SELEÇÃO E RESULTADO: A análise e a seleção das propostas serão feitas pelo Conselho Editorial da Revista História Hoje. O resultado será comunicado a todos os inscritos por via eletrônica e publicado na página da Revista e nas redes sociais da ANPUH-Brasil.

Os membros do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo da Revista História Hoje não poderão participar deste edital na condição de proponentes ou autores de artigos nos dossiês.

 

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

  • Não repetição de temáticas de Dossiês publicados na revista nos dois últimos volumes (últimos quatro números);
  • Originalidade do tema e vinculação ao ensino de História;
  • Pertinência da contribuição do tema às discussões e debates sobre Ensino de História e temas correlatos na atualidade;
    • Respeito à distribuição regional e institucional dos proponentes;
  • Diversidade étnico racial e de gênero dos proponentes.


O formulário de inscrição está disponível no seguinte endereço:

https://anpuh.org.br/index.php/revista-historia-hoje/informacoes-editoriais-rhh/item/6544-formulario-de-inscricao-propostas-de-dossie

 

As propostas devem ser enviadas para o endereço rhhjeditor@anpuh.org O recebimento será confirmado pela editora da Revista.


Não serão aceitas inscrições fora do prazo.


DA EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO: Uma vez aprovados, os proponentes e autores terão os seguintes prazos para a submissão dos artigos e entrevista na Revista:

 

Dossiê aprovado para o v. 11, n. 22 (junho 2022). Período para submissão de artigos:

1 a 13 de março de 2022

Publicação: 8 de Julho de 2022

 

Dossiê aprovado para o v. 12, n. 23 (janeiro 2023). Período para submissão de artigos: 22 a 31 de agosto de 2022

Publicação: 8 de Janeiro de 2023

 

Dossiê aprovado para o v. 12, n. 24 (junho 2023).

Período para submissão de artigos: 1 a 13 de março de 2023

Publicação: 8 de julho de 2023

 

Dossiê aprovado para o v. 13, n. 25 (janeiro 2024).

Período para submissão de artigos: 22 a 31 de agosto de 2023

Publicação: 8 de Janeiro de 2024

 

DA ORDEM DE PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO: A ordem de publicação dos dossiês será definida pela Revista, considerando as propostas aprovadas. A edição será em versão digital, em português, podendo ser publicados textos cujos originais tenham sido escritos em inglês, francês ou espanhol. Os proponentes serão responsáveis pela redação da apresentação do dossiê proposto, no qual deverá ser contemplada a importância do tema proposto para o Ensino de história, breve apresentação dos artigos e as respectivas contribuições das discussões propostas pelo dossiê para o campo e para a comunidade de pesquisadores e profissionais da área.

Uma vez aprovadas as propostas de dossiês, as mesmas serão divulgadas por meio de ampla chamada pública, direcionada à comunidade nacional e internacional, a fim de atrair propostas de artigos para as diversas seções, devendo ser submetidos aos procedimentos recorrentes da Revista História Hoje.

Mônica Martins da Silva

Editora 2021-2023

 

*****

 

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS (2020/2021)

Foram aprovados os seguintes dossiês:

2020/1 - NARRATIVAS, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

Organizadores:

Dra. Raquel Alvarenga Sena Venera - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Ms. Felipe Rodrigues da Silva - UNISOCIESC e redes municipal de Joinville e estadual de Santa Catarina

PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 31/7/2020

 

2020/2 - APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM QUESTÃO

Organizadores:

Dra. Marcella Albaine Farias da Costa - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Dr. Marcus Leonardo Bomfim Martins - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ)

PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 31/8/2020

 

2021/1 - PATRIMÔNIOS DIFÍCEIS E ENSINO DE HISTÓRIA

Organizadores:

Dra. Cristina Meneguello – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Dra. Daniela Pistorello – Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 30/9/2020

 

2021/2 - ENSINO DE HISTÓRIA EM “PERIFERIAS”: ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BORDAS E FRONTEIRAS

Organizadores:

Dr. Giovani José da Silva – Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Ms. Bruno Rafael Machado Nascimento – Rede estadual do Amapá

PRAZO LIMITE DE SUBMISSÃO: 31/10/2020

 

***

 

EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS DA REVISTA HISTÓRIA HOJE – Biênio 2020/2021

 

A revista História Hoje - RHHJ (ISSN: 1806-3993), publicação semestral da Associação Nacional de História - ANPUH - Brasil que se dedica a divulgar resultados de pesquisa, reflexões, projetos e experiências voltados para temas que privilegiem a articulação entre História, Ensino de História e Formação Docente e também a criar um espaço institucional de debate sobre os diferentes lugares de atuação dos profissionais da área, especialmente nos âmbitos das escolas de Educação Básica e dos cursos superiores, convida membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem propostas de dossiês temáticos. Serão selecionados quatro (4) dossiês, para a publicação nos próximos números da Revista (2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2020/2).

Os dossiês podem ser propostos por até dois (2) organizadores/proponentes. Preferencialmente, um (1) professor ligado a um PPG credenciado na CAPES e um professor/pesquisador ligado a uma instituição de ensino de educação básica, profissional e tecnológica e/ou superior.

O presente Edital é regido pelas Diretrizes da RHHJ e seu Conselho Editorial.

 

1) A proposta de dossiês deverá conter os seguintes itens:

 

  • Nome, titulação e vínculo institucional do/a(s) organizadores(as);
  • Telefone pessoal para contato.

1.2) Dados curriculares dos proponentes (Currículo Lattes ou CV no caso de estrangeiros);

1.3) Resumo e abstract (até 400 palavras);

1.4) A descrição e enquadramento da proposta (até 1200 palavras), incluindo os seguintes elementos:

- Título (português e inglês);

- Objetivos e enfoques pretendidos;

- Justificativa da relevância no âmbito do Ensino de História;

- Lista de referências bibliográficas relevantes sobre o tema (não mais que 10);

- Opcionalmente, uma lista de subtemas a serem desenvolvidos.

 

2) Sobre os critérios de avaliação:

 

Serão considerados como critérios fundamentais da avaliação:

2.1) A originalidade da proposta, principalmente em relação às temáticas de dossiês já publicados na revista em outros volumes;

2.2) Relevância e atualidade da proposta em consonância com as discussões historiográficas;

2.3) Clareza e coerência da proposta em relação à unidade temática do Dossiê;

2.4) A abrangência da temática proposta, de modo a permitir, inclusive, a diversidade regional e internacional dos artigos;

2.5) Adequação à política editorial da Revista;

2.6) Serão excluídas as propostas que não atenderem aos critérios que regem as normas de publicação.

 

3) Do calendário e das etapas de avaliação:

 

3.1) As propostas deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx à RHHJ, através do e-mail rhhjeditor@anpuh.org (Assunto: Proposta de dossiê – seleção 2020-2021) até as 23h59min do dia 30/04/2020;

3.2) As propostas recebidas pela Comissão Editorial da RRHJ serão analisadas levando-se em conta os critérios do presente edital. Todas as propostas aprovadas serão endereçadas ao Conselho Editorial;

3.3) A Conselho será responsável por pontuar e hierarquizar as propostas de acordo com os critérios de avaliação expostos no item 1;

3.4) O Editor ficará responsável por coordenar o trabalho de avaliação de dossiês e divulgar os resultados até dia 15 de maio de 2020 (adiado para o dia 18 de maio)

3.5) As propostas não selecionadas ou não classificadas poderão ser reapresentadas na chamada seguinte.

 

4) Sobre as atribuições dos organizadores dos dossiês aprovados para publicação:

 

4.1) Incentivar a participação de contribuições;

4.2) Preparar um texto de apresentação denso, capaz de problematizar, sob o ponto de vista historiográfico, o tema escolhido, apresentando os artigos;

4.3) Informar aos editores a respeito de eventuais imprevistos relativos à publicação;

4.4) Poderão participar como co-editores de seção dos artigos vinculados ao dossiê, observando os procedimentos de avaliação acadêmica definidos pelo Conselho Editorial;

4.5) É facultativa a submissão de artigos dos coordenadores para o dossiê;

4.6) Em caso de impossibilidade de publicação de algum dos dossiês aprovados, será convidado o próximo classificado pelo Conselho, e assim sucessivamente caso seja necessário.

 

5) Sobre a política editorial relativa aos dossiês:

 

5.1) Os originais dos dossiês serão submetidos a pareceristas, obedecendo às mesmas regras dos ARTIGOS LIVRES conforme as normas de publicação;

5.2) Serão selecionados quatro (4) dossiês para publicação no biênio 2020-2022;

5.3) Caberá ao Conselho Editorial escolher as datas de publicação dos dossiês dentro do período;

5.4) O dossiê, para ser publicado, deverá atingir no mínimo 4 artigos com pareceres favoráveis, podendo chegar a 8 artigos publicados mais a apresentação;

5.5) Não é permitido aos membros do Conselho Editorial a submissão de proposta de dossiês;

5.6) Os casos omissos serão analisados pela Conselho Editorial.

 

São Paulo, 12 de março de 2020.

 

 

Renilson Rosa Ribeiro

Editor - RHHJ