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E-Storia

v. 13 n. 29 (2024): Julho-Dezembro

Aprendizagem histórica e sistemas de jogos: um campo de relações a partir do jogo com fins didáticos Nazarenos

DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v13i29.1209
Enviado
maio 16, 2024
Publicado
2024-12-11

Resumo

O presente artigo explora as potências da
linguagem dos jogos em diálogo com o
ensino de História, tomando como fio
narrativo um jogo com fins didáticos, o
Nazarenos: o Cristianismo pela história.
São mobilizados os conceitos de “círculo
mágico”, “interação lúdica significativa”,
“sistemas de informação”, “sistemas complexos”
e “regras”. O jogo é analisado a
partir de três camadas. Sua estrutura formal
descreve o funcionamento do jogo, e
parte das associações que o ligam a determinados
objetivos de aprendizagem. Sua
estrutura experiencial amplia o jogo, situando
o jogador-estudante e seus aprendizados
como parte do sistema, dialogando
diretamente com o conceito de retórica
processual e de agência histórica. Sua estrutura
cultural liga os processos mobilizados
pelo jogo com o ambiente mais amplo
da cultura e da sociedade.

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