"O professor dá uma mão, abre horizontes e aquece o coração"

Cláudia Pinto Ribeiro, Cláudia Pacheco Nóbrega

Resumo


Este texto apela às emoções e à formação do caráter na escola, num palco particular: a aula de História. Neste sentido, nossa proposta intitula-se “O professor dá uma mão, abre horizontes e aquece o coração” por retratar os aspetos que identificamos num “bom professor”, ou seja, aquele que é capaz de educar os seus alunos no que respeita à formação do carácter, ao mesmo tempo que os desafia ao oferecer várias visões de um mesmo assunto, tudo isto envolvido numa esfera afetiva. Como palco, a aula de História, lugar privilegiado para o desenvolvimento de uma sensibilidade em relação ao “outro”, numa perspectiva multiplicada pelos diversos pontos de vista que a História nos oferece, no sentido de desenvolver nos alunos a consciência de si mesmo e do outro.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Ivete. A Escola Precisa de Inteligência Emocional? In I. Sá, A. Henriques, A. Damásio, I. Azevedo, D. Goleman, L. Neto, et al., Educação Emocional (pp. 27-38). Lisboa: Publicação da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, 2002.

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes (23.ª ed.). Mem Martins: Publicações Europa-América, 1994.

DAMÁSIO, António. Ao encontro de Espinosa (2.ª ed.). Mem Martins: Publicações Europa-América, 2003.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. In Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 1996. Acedido a 3 julho de 2015 em: http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf

FERRO, Maria Jorge. Um exercício de memória(s): 40 anos a viver pela educação, pela cidadania. Revista Estudos do século XX, 14, 2014.

GUINOTE, Paulo. Educação e Liberdade de Escolha. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014.

HOLT, John. Dificuldades em aprender. Lisboa: Editorial Presença, 2001.

MÃE, Válter Hugo. Autobiografia Imaginária | Valter Hugo Mãe | JL Jornal de Letras, Artes e Ideias | Ano XXII | N.º 1095 | 19 de setembro de 2012. Disponível em: http://www.spgl.pt/os-professores-valter-hugo-mae. Acedido em 12 março 2015.

NÓBREGA, Cláudia. A teacher takes a hand, opens a mind and touches a heart: A educação emocional na sala de aula”. Relatório de Estágio do curso de Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Porto, 2015.

QUEIRÓS, Manuela. Inteligência emocional. Porto: Porto Editora, 2014.

SANTOS GUERRA, Miguel. Arqueologia dos sentimentos. Porto: Edições ASA, 2006.

SANTOS, Joana. Em busca de uma identidade profissional. Relatório de Estágio Profissional, Faculdade de Desporto – Universidade do Porto, Portugal, 2012.

SAVATER, Fernando. O valor de educar (2.ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

TORRES, Rosa. Aprendizaje a lo largo de toda la vida: un nuevo momento y una nueva opor-tunidad para el aprendizaje y la educación básica de las personas en el sur. Buenos Aires: ASDI, 2002.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.240

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cláudia Pinto Ribeiro, Cláudia Pacheco Nóbrega

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia