As aplicações móveis no ensino da História e no desenvolvimento da consciência histórica

Helena Isabel Almeida Vieira, Cristiano Augusto Fernandes Ferreira

Resumo


As novas tecnologias estão em constante evolução, alterando o nosso modo de viver. A educação e o desenvolvimento da consciência histórica não podem ser alheios e devem acompanhar os seus avanços. Neste trabalho exploramos o mobile learning, ainda pouco explorado e enraizado no ensino em geral, e no ensino da história em particular. Com base em dois estudos de caso – o uso da aplicação “VêsTudo” e a atividade “O Porto na Nuvem”, pretende-se mostrar como as aplicações móveis podem ser pontos de partida para o ensino da História, para o conhecimento do património local e para o desenvolvimento da consciência histórica. Os estudos de caso desenvolvidos evidenciaram que os alunos estão recetivos a metodologias de trabalho com dispositivos e apps móveis, considerando-as motivadoras e ferramentas importantes de exploração e avaliação de conhecimentos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARCA, I. Literacia e consciência histórica. 2008. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/5545. Acesso em 27/03/2016.

FERREIRA, C. “App(lica-te)”: As novas tecnologias como suporte às visitas de estudo. Relatório de Estágio. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, 2015.

GALVÃO, C., REIS, P., FREIRE, A., OLIVEIRA, T.. Avaliação de competências em educação. Porto: Edições ASA, 2006.

GUERREIRO, S. A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Relatório de Estágio. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2013.

KUKULSKA-HULME, A. Current Uses of Wireless and Mobile Learning: Landscape Study Wireless and Mobile Learning in the post-16 sector. JISC e-Learning Programme. 2005. Disponível em http://www.jisc.ac.uk/uploaded_documents/Current%20Uses%20FINAL%202005.doc Acesso em 27/03/2016.

METCALF, D. S. Stolen moments for learning. eLearning developers’Journal. 2002. Disponível em http://www.elearningguild.com/articles/abstracts/index.cfm?id=52&action=viewonly Acesso em 27/03/2016.

MOREIRA, M. Conexão e Mobilidade: o currículo na cultura digital. 2013. Disponível em: http://eadconsultoria.moodlelivre.com/file.php/1/palestras/ArtigoCurriculoCultura.pdf. Acesso em 3/09/2015.

MOURA, A. Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo . Tese de Doutoramento. Universidade do Minho, 2010.

SHARPLES, M. Towards a Theory of Mobile Learning. Proceedings of mLearning. (2005) Disponível em http://mlearning.noekaleidoscope.org/public/mlearn2005/www.mlearn.org.za/CD/papers/Sharples- %20Theory%20of%20Mobile.pdf. Acesso em 27/03/2016.

TRINDADE, S. O PASSADO NA PONTA DOS DEDOS: o mobile learning no ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra, 2014.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.244

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Helena Isabel Almeida Vieira, Cristiano Augusto Fernandes Ferreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia