Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó

Sandra Maria Assis, Olivia Morais Medeiros Neta

Resumo


O presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Ronaldo M. de L. Práticas Pedagógicas e Ensino Integrado. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 29 set./2 out. 2013, Goiânia, GO. (Mimeo.)

ARAÚJO, Ronaldo M. de L.; COSTA, Ana Maria R.; SANTOS, Manuela T. Organização do trabalho pedagógico e ensino integrado. Revista Trabalho necessário, ano 11, n.17, 2013. Disponível em: www.uff.br/trabalhonecessario; Acesso em: 14 abr. 2015.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE (CEFET). Projeto Político Pedagógico do CEFET. Natal, 2005.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, 2. Brasília: SEB, 2006.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Semtec, 1999.

_______. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Semtec, 2002.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejadecreto5154.pdf; Acesso em: 10 set. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTO, Gaudêncio; CIAVATTA; Maria; RAMOS, Marise (Org.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13.ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

_______. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

SOARES, Magda B. Alfabetização no Brasil: o Estado do conhecimento. Brasília: Inep/MEC, 1989.

_______. Metamemórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v5i10.274

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sandra Maria Assis, Olivia Morais Medeiros Neta

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia