Relato de viagem: o livro Apologia da História e o uso de canções no ensino de disciplinas da Área de Teoria e Metodologia da História

Edmilson Alves Maia Junior

Resumo


O artigo discute “canções de amor” que narram “rastros” do passado. Relacionamos as músicas com o historiador na interrogação contínua e sofisticada das fontes e visto como o “ogro da lenda” para “farejar carne humana” como apontou Marc Bloch. Problematizamos critérios e clivagens do campo musical e usamos, nas disciplinas, canções diversas, tanto em gêneros, como em temporalidades: Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais de Belchior; Detalhes de Roberto Carlos; Fio de Cabelo de Chitãozinho e Chororó; Tudo que Vai da banda de rock Capital Inicial, e Moldura da banda de forró Desejo de Menina. Refletimos com tais músicas: o papel fundamental dos vestígios no conhecimento histórico; a compreensão de intencionalidades/seletividades da memória; o diálogo entre teoria (perguntas) e o empírico (testemunhos) nas investigações das experiências históricas.

Palavras-chave: Marc Bloch; ensino de História; canções.


Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, Gustavo. Quem não tem swing enche a boca de formiga: Wilson Simonal e os limites de uma memória tropical. Rio de Janeiro: Record, 2011.

ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro não: ditadura militar e música cafona. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BITTENCOURT, Circe Maria F. O Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Oficio de Historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

_______. Introdução à História. Lisboa: Publicações Europa-América, s.d.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales. (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. Trad. Nilo Odália. São Paulo: Ed. Unesp, 1997.

CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria A. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

DUBY, Georges. A História continua. Trad. Clovis Marques. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

FURTADO, João Pinto. A Música Popular Brasileira dos anos 60 aos 90: apontamentos para o estudo das relações entre Linguagem e Práticas Sociais. Pós-História, Assis (SP), v.5, p.123-143, 1997.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e História. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Trad. Andréa S. de Menezes et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HERMETO, Miriam. Canção Popular Brasileira e Ensino de História: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória: arquitetura, monumentos, mídia. Trad. Sergio Alcides. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

LE GOFF Jacques. Em busca da Idade Média. Trad. Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

MAIA JÚNIOR, Edmilson Alves. O Show da Memória: um estudo de narrativas (auto)biográficas sobre o “Rei” Roberto Carlos (1991-2015). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, 2015.

MORELLI, Rita. Indústria Fonográfica: um estudo antropológico. Campinas: Ed. Unicamp, 1991.

NAPOLITANO, Marcos. História e Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

_______. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB. São Paulo: Annablume, 2001.

OLIVEIRA, Lúcia L.; FERREIRA, Marieta de M.; CASTRO, Celso (Org.) Conversando com. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003.

REIS, José Carlos. A Escola dos Annales. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANCHES, Pedro Alexandre. Como dois e dois são cinco. São Paulo: Boitempo, 2004.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2.ed. São Paulo: Edusp, 2002.

THOMPSON, Edward. A miséria da teoria. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Músicas

Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida (Belchior), LP “Alucinação”, Philips, 1976.

Detalhes (Roberto Carlos / Erasmo Carlos), LP “Roberto Carlos”, CBS, 1971.

Fio de Cabelo (Marciano / Darci Rossi), LP “Somos Apaixonados”, Copacabana, 1982.

Moldura (Byafra), CD “Desejo de Menina”, s.d.

Tudo que Vai (Dado Villa-Lobos / Alvin L. / Tony Platão), DVD “Acústico MTV”, Abril Music, 2000.

Artigo recebido em 2 de dezembro de 2016. Aprovado em 9 de fevereiro de 2017.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.335

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Edmilson Alves Maia Junior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia