Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê

v. 6 n. 12 (2017): Julho-Dezembro

História, imagens e gaúchos: usos, desusos e possibilidades em sala de aula

DOI
https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i12.369
Enviado
maio 5, 2017
Publicado
2017-09-18

Resumo

O uso de imagens em práticas educativas de sala de aula e nos espaços públicos formativos da memória social e cultural, a partir de seus diferentes e diversificados suportes, tornou-se, no decorrer dos anos, cada vez mais frequente. O emprego renovado e crítico das imagens na educação histórica revela o desenvolvimento de novas linguagens e métodos de ensino. Nesse sentido, tal proposta de estudo objetiva apresentar as múltiplas possibilidades oferecidas pelas imagens como fonte de estudo e compreensão dos lugares da memória social, cultural e artística, além de oferecer estratégias críticas de educação histórica e patrimonial.  Para tanto, pretende-se analisar a forma com a qual a imagem do gaúcho é utilizada como elemento problematizador no processo de ensino-aprendizagem, deslocando-a de seu habitual uso como ilustração e percebendo sua contribuição para renovar e estimular o uso de novas metodologias no ensino de história. 

Referências

  1. BELLUZZO, Ana Maria. O Brasil dos viajantes. Revista USP, São Paulo, n. 30, p.8-19, jun./ago. 1996.
  2. BING, Gertrud. Prefácio à edição de 1932. In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, p. 41.
  3. BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2009.
  4. BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.
  5. CORONA, Fernando. Palácios do Governo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CORAG, 1973.
  6. GUTFREIND, Ieda. O gaucho e sua cultura. In: CAMARGO, Fernando, GUTFREIND, Ieda, REICHEL, Heloisa Jochims. História geral do Rio Grande do Sul. Vol.1. Passo Fundo: Méritos, 2007.
  7. MÜLLER, Geraldo. A economia política gaúcha dos anos 30 aos 60. In: DACANAL, José Ildebrando, GONZAGA, Sérgius (Orgs.). RS: economia e política. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1979.
  8. OLIVEN, Ruben. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. Petrópolis: Vozes, 2006.
  9. PAIXÃO, Antonina Zulema D’Ávila. Análise estética da pintura de Aldo Locatelli: técnica e arte, do embasamento clássico ao expressionismo figurativo. Pelotas, 1977. Dissertação (Livre Docência) – Instituto de Letras e Artes, Fundação Universidade de Pelotas.
  10. RODRIGUES, Marly. A década de 50: populismo e metas desenvolvimentistas no Brasil. São Paulo: Ática, 1999.
  11. SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens. Ensaios sobre cultura visual na Idade Média. Bauru: EDUSC, 2007.
  12. ZAKAUSKAS, Joseph. Dornelles: “Se chamado, voltarei”. Revista do Globo. Porto Alegre, n.635.