A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica

Moisés Pereira Silva, Jôyara Maria Silva de Oliveira

Resumo


O padre Josimo, além de coordenador da CPT Araguaia-Tocantins, foi um intelectual que, sobretudo a partir da poesia e do teatro, problematizou os dramas do trabalhador do campo, especialmente da microrregião conhecida como Bico do Papagaio. O escopo dessa discussão é pensar a memória da atuação de Josimo nos conflitos sociais rurais e conjecturar, na perspectiva da educação histórica, o que os movimentos sociais no campo e o trabalho dos agentes engajados podem ensinar a quem se ocupa do ensino e da aprendizagem da história enquanto disciplina, ministrada em um contexto específico, o do Araguaia-Tocantins, no Sistema Modular de Ensino da Rede pública estadual de Educação paraense.

Texto completo:

PDF

Referências


ALDIGHIERI, Mário. Josimo: a terra, a vida. São Paulo: Loyola, 1993.

ALVES, Márcio Moreira. A Igreja e a política no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1979.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHAVES, Patrícia Rocha. Rebeldia e barbárie: conflitos socioterritoriais na região do Bico do Papagaio. 2015. Tese (Doutorado) – PPGGH, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

CPT – Comissão Pastoral da Terra. Padre Josimo: a velha violência da Nova República. Goiânia: Ícone Editora, 1996. (Coleção Fé e Política).

FRANCO, Maria Laura P. B. O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada. São Paulo: Global, 1982.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HELLER, Agnes. Uma teoria da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

LE BRETON, Binka. Todos sabiam: a morte anunciada do Padre Josimo. Tradução de Maysa Monte de Assis. São Paulo: Loyola, 2000.

MARTINS, Estevão de Rezende; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

MARTINS, José de Souza. A militarização da questão agrária no Brasil: terra e poder – o problema da terra na crise política. Petrópolis: Vozes, 1984.

______.Expropriação e violência: a questão política no campo. 3. ed. revista e aumentada. São Paulo: Hucitec, 1991.

______.Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1983.

PEIXOTO, Rodrigo Corrêa Diniz. Memória social da Guerrilha do Araguaia e da guerra que veio depois. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, v. 6, n. 3, p. 479-499, set.-dez. 2011.

PEREIRA, Liliana Patrícia Lemos Sepúlveda. Os conflitos pela terra na região do Bico do Papagaio – Tocantins na década de 1980. 1990. Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1990.

RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Tradução de Marcos Roberto Kisnick. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7-16, jul.-dez. 2006.

______. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 297-308, set./dez. 2005.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. Construindo a sala de aula como espaço de conhecimento compartilhado: cultura e ensino de história. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO HUMANO: ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAIS. Caderno de Resumos. São Paulo: Universidade São Marcos, 1999.

SILVA, Moisés Pereira. O trabalho escravo contemporâneo e a atuação da CPT no campo (1970 - 1995). 2016. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

______. Padre Josimo Moraes Tavares e a atuação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nos conflitos agrários do Araguaia-Tocantins (1970-1986). 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

TAVARES, Josimo Moraes. Servo solidário do direito e da justiça. Goiânia: CNBB, 1999.

Entrevista

ROZIERS, Henri Burin Des. Henri Burin Des Roziers: depoimento [fev. 2010]. Entrevistador: Moisés Pereira da Silva. Xingura, 13/02/ 2010. 2 arquivos de áudio. Entrevista realizada em pesquisa de mestrado.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i16.510

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Moisés Pereira Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia