A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas

Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salim

Resumo


Este artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.  Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. Revista (Obras Escolhidas v.1). São Paulo: Brasiliense, 2012.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Trad. Sergio Goes de Paula. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 2008.

_______. Testemunha ocular: história e imagem. Florianópolis: Edusc, 2004.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

CAINELLI, Marlene Rosa & SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

CIAVATTA, Maria. O Mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História. 2ª Ed. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006.

KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

________. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

________. Fotografia & História. 4ª Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

LOPEZ, André Porto Ancona et al. IMAGINANDO: imagens-conceito de termos arquivísticos. Revista do Colóquio, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 203-213, dez. 2013. ISSN 2358-3169. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2017.

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e História – Interfaces. In.: Revista Tempo. Rio de Janeiro, Vol. 1, nº 2, 1996.

URBAN, Ana Claudia &LUPORINI, Teresa Jussara. Aprender e ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2015.

SALIM, Maria Alayde Alcântara. Reflexões sobre o ensino de história na tensão entre o global e o local. In: SIMÕES, Regina Helena Silva et al. (orgs.). Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.40, pp.143-155. Disponível em Acesso em 24 de abr. de 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Construindo Conceitos no Ensino de História: A captura lógica da realidade Social. His. Ensino, Londrina, v. 5, p. 147-163, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

VIGIL, J. (Ed.). Imaginando: uso y aplicación de la fotografía en los procesos de aprendizaje. Madri: Universidad Complutense de Madrid, 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 nov 2016.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3ª Ed. São Paulo: M. Fontes, 2005.

________. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VYGOTSKY, L.S. et al. Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. São Paulo: Ed. Moraes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v9i17.550

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salim

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia