História Hoje na sala de aula
v. 12 n. 24 (2023): Janeiro-Junho
Machados, magias e adagas: algumas ferramentas escolhidas pelos jovens no combate à desumanização a partir do RPG (2021)
Resumo
As questões que norteiam a sistemática,
a metódica e a tópica do trabalho são influenciadas
pela Pandemia e pelo Governo
Bolsonaro. Para auxiliar na tarefa
de urdir o conhecimento histórico nesse
contexto, recorro às contribuições da
Didática da História, servindo como
aparato teórico para a análise das fontes
e das respostas às questões levantadas.
O método para o levantamento das fontes
foi construído a partir das provocações
do “outro mundo” (RÜSEN, 2014),
imaginado a partir do role-playing game
(RPG). A aventura durou 3 horas, as
quais foram transcritas e analisadas para
responder à questão de extrema urgência:
como os jovens (17-18 anos), formados
no Ensino Médio, mobilizam o
conhecimento histórico para lidar com
os desafios da desumanização no Brasil
Contemporâneo?
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