Ensino de História em tempos de pandemia

Júlio Cesar Virgínio da Costa, Andreia de Assis Pereira

Resumo


Este artigo trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever as experiências vivenciadas por dois docentes de um colégio de aplicação de uma  universidade pública federal do Brasil, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos suas experiências, reflexões e dados desse processo que se articulou e se desenvolveu mediado pelas tecnologias digitais e pelos vários desafios presentes nesse inédito cenário. Por meio da aplicação de questionários e análise da própria prática, essa experiência permitiu conhecer as peculiaridades do acesso, uso e mediação das tecnologias digitais pelos estudantes. Identificamos que podemos trazer novas metodologias, novas ferramentas para que, diante dos estudantes, as interações sejam potencializadas com o uso das tecnologias digitais, como recurso de criticidade e criatividade, confirmando que questões socialmente vivas estão presentes mais do que nunca em nosso cotidiano.


Texto completo:

PDF

Referências


MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n °.2, 1996, p. 73-98.

BURKE, P. (2017). Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp.

KNAUSS, P. (2006). O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, 8(12). Disponivel em: < https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406>. Acesso: 07/03/22.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUCRio, 2006.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i23.914

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Júlio Cesar Virgínio da Costa, Aandreia de Assis Pereira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia