“Agora a minha história é um denso algoritmo”: tecnologias digitais e aprendizagem histórica no contexto escolar

Felipe Tavares de Moraes

Resumo


A partir do contexto português, Sara Trindade-Dias e Joaquim Ramos de Carvalho examinaram as potencialidades didáticas das tecnologias digitais no Ensino de História, no livro "História, tecnolgoias digitais e mobile learning: ensina História na era digital", publicado em 2019 pela editora Imprensa da Universidade de Coimbra. Nesta resenha considero que o estudo em questão é relevante para pensar a conexão ibero-americana da pesquisa em Ensino de História em função do recorte estabelecido sobre as tecnologias digitais e a aprendizagem histórica. Este livro integra uma agenda de pesquisa em franca expansão que busca problematizar a cultura digital presente no contexto escolar e, por extensão, na história ensinada.

Texto completo:

PDF

Referências


CAIMI, Flávia; NICOLA, Bárbara. Os jovens, aprendizagem histórica e os novos suportes de informação. OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, p. 60-69, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/34719. Acesso em 10 mar 2022.

FRANCO, Aléxia Pádua. Prefácio. In: FRONZA, Marcelo; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo (Orgs.). Ensino de História e Internet: aprendizages conectadas. São Paulo: Paruna Editora, 2021, p. 5-11.

SANTOS, Bergson; ARRUDA, Eucidio. Juventude e Videogames: possibilidades de aprendizagem histórica no Ensino Médio. In: GUIMARÃES, Selva (Org.). Ensino de História e Cidadania. Campinas, SP: Papirus, 2016, p. 307-336.

SILVA, Anderson. Ensinar e Aprender História na Era dos Smartphones. Curitiba: Editora CRV, 2021.

SOUZA, Raone. O Podcast no Ensino De História e as Demandas do Tempo Presente: Que Possibilidades? Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, n. 11, p. 42-62, dez. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/31585. Acesso em: 10 mar 2022.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i23.929

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Felipe Tavares de Moraes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia