Dialogando com os indígenas sobre a lacuna da fala indígena nos livros didáticos.

Luis Henrique Mioto, Danielle Krislaine Pereira, Marisa Noda

Resumo


A Lei 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, induz a pressupor que ocorreram mudanças na abordagem que a temática indígena recebe nos Livros Didáticos. Porém, o fato é que ainda há muito a fazer para obter uma aprendizagem mais significativa sobre povos indígenas. Nessa perspectiva, a instituição escolar é considerada uma aliada essencial para combater as ideias e atos preconceituosos e o Livro Didático é um instrumento importante nesse processo. Como, então, avançar na direção de um ensino/aprendizagem mais significativo sobre as sociedades indígenas? Neste artigo, analisamos alguns Livros Didáticos que abordam a temática indígena e, também, as falas dos indígenas de Terras Indígenas do Paraná e Santa Catarina que entrevistamos, o que nos mostrou novos caminhos em prol de uma educação mais potente sobre a sociedade indígena.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GOMES, Luana Barth. A temática indígena na escola: ensaios de educação intercultural. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 53-69, jan/abr. 2012.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Nhembo'e! Enquanto o encanto permanece: processos e práticas de escolarização nas aldeias Guarani. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In. ______(Org.). O saber histórico na sala de aula. 2.ed. São Paulo: Contexto, 1998.

BOULOS JR., Alfredo. História sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2016: História - Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, 2015.

BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2017: História - Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, 2015

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

FREIRE, J.R. Bessa. Cinco idéias equivocadas sobre o índio. Revista do Centro de Estudos do Comportamento Humano (CENESCH). Manaus-Amazonas, n.1, pp.17-33, set. 2000.

LIMA, Mirna. Porta aberta - História. 1º. ed. São Paulo. FDT, 2011.

MELATTI, J. C. Índios do Brasil. 7.ed. São Paulo/Brasília: Hucitec, 1993.

MELLO, Gláucia Buratto R. de (org.). Mitos e Histórias do povo Guarani. Terra indígena Pinhalzinho, Laranjinha, Iwy Porã e São Jerônimo, 2013.

MOTA, Lúcio Tadeu. Os Kaingang do vale do rio Ivaí: história e relações interculturais. Maringá: EDUEM, 2008.

PIMENTEL, Spensy. O índio que mora na nossa cabeça: sobre as dificuldades para entender os povos indígenas. São Paulo: Prumo,2012.

ZAMBONI, Ernesta; BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos indígenas e ensino de história: memória, movimento e educação. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Campinas. do 17° COLE, Campinas, SP,: ALB, 2009. Disponível em . Acesso em: 5 agosto. 2017.

ENTREVISTAS

DOMINGUÊS, Jefferson Gabriel. Entrevista concedida na Terra Indígena Pinhalzinho, Paraná, 2017.

JORGE, Cristiano Góje. Entrevista concedida na Terra Indígena Apucaraninha, Paraná, 2017.

NARCISO, Ana Paula Goj Téj. Entrevista concedida na Terra Indígena Xapecó, Santa Catarina, 2017.

VELASQUEZ. Pedro Pablo. Entrevista concedida na Terra Indígena. Terra Indígena Pinhalzinho, Paraná, 2017

ALVES, Claudinei Ribeiro. Entrevista concedida na Terra Indígena Ywi Porã, 2017.

SILVA, Suely; SILVA, Dival. Entrevista concedida na Terra Indígena São Jerônimo, 2017.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i14.495

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Luis Henrique Mioto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia