Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code

Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramos

Resumo


O artigo discute a produção do conhecimento
histórico escolar por meio de
uma prática que permitiu às/aos estudantes
exercitar a pesquisa, a análise crítica,
a interpretação e a construção de
representações qualificadas do passado
no presente. Desenvolvido nos anos finais
do ensino fundamental de uma escola
da rede pública municipal de Belo
Horizonte, o projeto pretendeu instigar
as/os estudantes a identificarem alguns
“lugares de memória” no entorno da escola
para transformá-los em espaços
educativos e de referência histórico-cultural
para a comunidade, a partir de
suas pesquisas e da divulgação de seus
resultados em um website acessado por
meio de QR codes fixados nos locais.
Concluímos que, ao se assumirem como
protagonistas da construção do conhecimento
histórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História.


Texto completo:

PDF

Referências


BORNE, D. Comunidade de memória e rigor crítico. In: BOUTIER, J.; JULIA, D. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: FGV, 1998. pp. 183- 141.

CAIMI, F. E. Cultura, memória e identidade: o ensino de história e a construção de discursos identitários. In: SILVA, C. B.; ZAMBONI, E. (orgs.). Ensino de História, memória e culturas. Curitiba, CRV, 2013. pp. 17-33.

CERRI, L. F. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

CRUVINEL, E. H. P. Monumentos, Memória e Cidade: estudo de caso em Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. Escola de Arquitetura da UFMG, 2012.

GIL, C. Z. V. Memória. In: FERREIRA, M. M.; OLIVEIRA, M. M. D. (coord.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2019. pp. 155-161.

GUIMARÃES, M. F. Patrimônio cultural e ensino de história: problematizando a colonização do presente pelo passado. In: ZAMBONI, E.; GALZERANI, M. C.; PACIEVITCH, C. (orgs). Memória, sensibilidades e saberes. Campinas: Alínea, 2015. pp. 90-102.

INVENTÁRIO nacional de referências culturais: manual de aplicação. Brasília: IPHAN, 2000.

LEVY, P. Memória e cibercultura. Entrevista concedida a Lynnda Proulx e Maria Antonieta Pereira. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/entrevista_levy.html. Ottawa, junho de 2008. Acesso em 20/06/2020.

__________. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MIRANDA, S. R.; SIMAN, L. M. C. A cidade como espaço limiar: sobre a experiência urbana e sua condição educativa, em caminhos de investigação. In: __________ (orgs.). Cidade, memória e educação. Juiz de Fora: UFJF, 2013. pp. 13-37.

MONTEIRO, A. M. Ensino de História: entre história e memória. Anais do I Seminário de Pesquisa e Práticas Educativas: os desafios da pesquisa no ensino de História. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, nº 10, dezembro de 1993. pp. 7-28.

OLIVEIRA, S. R. F. Relações entre memória e objeto no estudo das cidades. In: SILVA, C. B.; ZAMBONI, E. (orgs.). Ensino de História, memória e culturas. Curitiba, CRV, 2013. pp. 135-150.

ROCHA, H.; MAGALHÃES, M.; GONTIJO, R. A aula como texto: historiografia e ensino de história. In: __________ (orgs). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

TORRES, David Ruiz. Ciber-memória do processo criativo do artista: uso de QR codes em espaços expositivos. In: DE JESUS, S. (org.). Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memórias, afetos. Goiânia: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2015.




DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v10i19.630

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia