Docente efetivo da rede pública estadual do Paraná. Mestre em ensino de história pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduado em história pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. E-mail: ederptga@gmail.com
Mestre em História pela Unespar; especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED, desde 2009. Recebeu menção honrosa no concurso nacional de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (turma 2016-2018). Temas de interesse: pensamento computacional, ensino de história e história pública.
Docente dos programas de pós-graduação em Ensino de História, História Pública e Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: fabioandreh@gmail.com
Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2018). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2009), Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2003) e Licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE (2000). É professor no curso de graduação em História, no mestrado em História Pública, no mestrado profissional em Ensino de História (ProfHistória) e no mestrado interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da UNESPAR. Editor da Revista TEL - Tempo, Espaço e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro. Coordenador do mestrado em História Pública. Áreas de interesse: História Pública - Fronteiras e Ocupação - Metodologias de Ensino - Tecnologias Educacionais.
Integrar as tecnologias à prática docente tem sido um grande desafio para o sistema educacional brasileiro nestas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que diz respeito ao uso da internet nas diferentes disciplinas. O presente artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da metodologia de navegação orientada WebQuest para o ensino de História aplicada em uma escola pública. Seus resultados evidenciaram que, além da necessidade da constante reflexão sobre os elementos formais da metodologia WebQuest, é relevante pensar sobre ela considerando o protagonismo dos estudantes e a forma específica de como eles se apropriam das tecnologias.
Referências
ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. BARBOSA, Lisbete Madsen. WebQuest − um desafio para o professor: uma solução inteligente para o uso da internet. São Paulo: Avercamp, 2008.
AMARAL, Ivan Amorosino do. Metodologia do ensino de ciências como produção social. 2006. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/ensi no/graduacao/downloads/proesfMetodologiaEnsinoCienciasIvan.pdf. Acesso em: 17.07. 2014.
BARATO, Jarbas Novelino. Prefácio. In: ABAR, Celina A. A.; BARBOSA, Lisbete Madsen. WebQuest − um desafio para o professor! Uma solução inteligente para o uso da internet. São Paulo: Avercamp Editora, 2008.p.5-8.
BARCA, Isabel. Narrativas e consciência histórica dos jovens. Enseñanza de las Ciências Sociales – Revista de Investigação Didática, p. 10-28, 2010. Disponível em: http: https://core.ac.uk/download/pdf/39105418.pdf. ; Acesso em: 10.07.2016.
BARROS, José d’Assunção. Tempo e narrativa em Paul Ricoeur: considerações sobre o círculo hermenêutico. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Uberlândia- MG, v. 09, n. 1, p. 1-27, 2012. Disponível em: http://revistafenix.pro.br/PDF28/Ar tigo_9_Jose_D_Assuncao_Barros.pdf. Acesso em: 10.04.2016
GIOVANNI, Adaiane. As tecnologias no ambiente escolar: estudo sobre o desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio com a metodologia WebQuest. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento). Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Paraná, 2016. Disponível em: http://ppgsed.unespar.edu.br/menu-principal/dissertacoes-1/discentes-2014-1. Acesso em: 05.06.2016.
JÚLIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução de Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Editora Autores Associados, nº 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279; Acesso em: 04.02.2015.
JUNIOR, Bottentuit João B. COUTINHO, Clara P. Análise de WebQuests em língua portuguesa disponíveis on-line: aspectos relativos à qualidade dos componentes e da usabilidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, p. 102-121, 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/501/485; Acesso em: 02.06.2017.
MOURA, Antonio Guanacuy Almeida. WebQuest’s: possibilidades no ensino e aprendizagem de história. Dissertação de Mestrado( Programa de Pós-Graduação em Ensino de História). Universidade Federal do Tocantins,UFT, , 2018. Disponível no acervo do site: https://educapes.capes.gov.br/. Acesso em: 10.01.2019.
NASCIMENTO, Éder Dias do. A metodologia WebQuest na aula de história. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – Mestrado Profissional). Universidade Estadual do Paraná/Unespar. Campus de Campo Mourão, 2018. Disponível no acervo do site: https://educapes.capes.gov.br/. Acesso em: 10.07.2019.
REUTER, Yves. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Tradução de Mário Pontes. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo I. Tradução de Constança Marcondes Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1994.
RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília, Distrito Federal: Editora da UnB, 2007.
RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. BARCA, Isabel. MARTINS, Estevão de Rezendes. (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba, PR: Editora da UFPR, 2010. p. 51-78.